top of page

Escola Secundária de Rio Maior

Em 1924 foi fundada pela Câmara Municipal a Escola Comercial Municipal de Rio Maior que, passadas cinco décadas e muitas dificuldades e transformações, daria origem à atual Escola Secundária. O primeiro ano letivo funcionou em 1924/25, em regime noturno, na Escola Primária da então Vila de Rio Maior, e dos quatro professores que aí lecionavam o curso comercial, fazia parte o Dr. Augusto César da Silva Ferreira, médico e Delegado de Saúde, radicado em Rio Maior desde 1907 e que foi o verdadeiro impulsionador do Ensino Comercial em Rio Maior. A Escola manteve-se tutelada pelo Município até 1968/69, tendo passado no ano letivo seguinte a Secção da Escola Comercial e Industrial das Caldas da Rainha, hoje Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, tornando-se autónoma como Escola Secundária de Rio Maior em 1975, em instalações provisórias. Em 1984 e em 1986 (1ª e 2ª fases de construção, respetivamente) entraram em funcionamento as instalações situadas no Largo da Pá Ribeira constituídas por quatro blocos. 

Em 1997 é atribuído o nome do Dr. Augusto César da Silva Ferreira como patrono da Escola, considerando o seu grande contributo para o ensino em Rio Maior e por ter sido o principal dinamizador para a criação da então Escola Comercial Municipal. Augusto César da Silva Ferreira nasceu a 16 de Março de 1878 e foi o segundo de onze filhos de Manuel José Ferreira (professor do ensino primário) e de Maria Vicência da Silva Ferreira, tendo falecido a 6 de Março de 1940. 

Dr. Augusto César da Silva Ferreira

Estudante distinto, fez o exame elementar aos seis anos e meio e o exame de admissão ao liceu com 8 anos. Em Coimbra, onde se formou, foi um aluno brilhante tendo cursado simultaneamente Medicina, Farmácia, Filosofia e Matemática. Ao fixar-se em Rio Maior em 1907, exerceu clínica, tendo sido médico municipal e Delegado de Saúde. Foi o verdadeiro animador do Ensino Técnico Comercial em Rio Maior, tendo lecionado Aritmética e Francês na Escola criada por sua iniciativa, onde foi Diretor de 1930 a 1936 e professor até ao ano letivo de 1938/39. A presente grande mudança, em termos de espaço escolar, decorre do Programa de Modernização do Parque Escolar Destinado ao Ensino Secundário, encontrando-se em curso a fase 3 das respetivas obras.

Técnico de Multimédia // Leonardo Lourenço

bottom of page